O lado sombrio do tick azul nos aplicativos de namoro
Você já imaginou que ter um perfil verificado em um aplicativo de namoro poderia ser a chave para encontrar o amor verdadeiro? Bem, pense novamente! Embora o selo de “verificado” deva, teoricamente, aumentar a confiança e a autenticidade, a realidade é que muitas pessoas acabam sendo “ghostadas” após receberem esse tão desejado “tick azul”.
O que é um perfil verificado, afinal?
Um perfil verificado é aquele que foi confirmado por um aplicativo de namoro, como Tinder ou Bumble, como sendo legítimo e pertencente à pessoa que diz ser. Isso geralmente é feito por meio de uma verificação de identidade, como uma selfie com um código ou a ligação de uma rede social verificada. A ideia é simples: se você tem um selo de verificado, você é quem diz ser!
Mas, por que isso pode levar ao ghosting?
Bem, aqui está a parte engraçada. Quando alguém vê aquele “tick azul” ao lado do seu nome, pode ter reações diferentes. Alguns podem pensar: “Nossa, essa pessoa é famosa ou importante demais para mim!” ou “Essa pessoa deve ser muito séria e exigente, melhor nem arriscar!”. Outros podem simplesmente se sentir intimidados pela ideia de que você é “oficialmente real”.
- Intimidação: “Nossa, essa pessoa é real demais para mim!”
- Expectativas altas: “Essa pessoa deve ser perfeita, não quero decepcioná-la!”
- Medo do compromisso: “Se essa pessoa é ‘real’, então isso pode ser sério demais!”
Como disse o comediante Demetri Martin: “Eu estava em um aplicativo de namoro e alguém disse: ‘Você é muito gato para mim’. Eu disse: ‘Não, eu sou um gato normal, você que é um pouco… humano demais'”. Brincadeiras à parte, a pressão de ter um perfil verificado pode ser um pouco assustadora.
A verdade é que…
…a autenticidade e a confiança são fundamentais no namoro online. No entanto, a verificação pode criar uma pressão adicional. Como disse um usuário anônimo: “Eu tenho um perfil verificado, mas agora todos me acham ‘demais’! Antes, pelo menos, eu tinha uma chance de mostrar quem sou sem a pressão de ser ‘o verdadeiro eu'”.
O que podemos fazer?
Se você está pensando em verificar seu perfil ou já o fez, aqui vão algumas dicas:
- Seja você mesmo (mesmo que não seja perfeito).
- Não leve a pressão do “tick azul” muito a sério.
- Lembre-se de que a confiança vem com o tempo, não com um selo.
E se você está sendo “ghostado” após receber o selo de verificado, não se preocupe! Como diz o ditado: “Se alguém some após ver que você é ‘real’, então provavelmente não era a pessoa certa para você”.
Então, da próxima vez que você swipe right em alguém com um perfil verificado, lembre-se: a autenticidade é importante, mas não é tudo. E se você for “ghostado”, bem… há muitos outros peixes no mar (ou no aplicativo de namoro).
Como diria um sábio: “No mundo do namoro online, o importante não é o ‘tick azul’, mas sim encontrar alguém que não ghoste você quando as coisas ficam sérias (ou quando você é quem você realmente é)”.